Oficina: Terrário

Oficina: Terrário

Nesta terça-feira (28/08) alunos do Pibid participaram de uma oficina que aconteceu na UEMG/Ubá, proporcionada pelo Núcleo de Educação Socioambiental (NESA) e ministrada pela professora Juliana Vanir. O objetivo da oficina foi de capacitar alunos membros do NESA e Pibid a estarem trabalhando a pratica de reciclagem na construção de um terrário onde o mesmo pode ser aplicado em diversas áreas da biologia como: ciclo da água, desenvolvimento de plantas, germinação de sementes, criação de minhocas e até pequenos animais.  


Alunos do Pibid confeccionando seus terrários.

Confeccionando um Terrário



Modelo de como são organizados os componentes de um terrário.

Resumo
Monte um terrário para observar fenômenos como o ciclo da água, o ciclo da vida vegetal e animal (desde seu nascimento, crescimento, morte e decomposição)
Objetivos
·  Montar um terrário
·  Simular um ambiente terrestre
·  Verificar a ocorrência do ciclo da água no terrário;
·  Conscientizar os alunos da importância da água e do solo na vida das plantas e dos animais (inclusive o homem);
·  Conscientizar os alunos da importância da água para os animais (inclusive o homem);
·  Observar que há diferentes tipos de solo;
·  Incentivar a observação e o cuidado com a natureza;
·  Estimular o registro das observações em diários e tabelas;
Conteúdos
Terrário - solo - ciclo da água – ciclo de vida dos animais e vegetais – partes das plantas- decomposição
Material
·  Recipiente para montar o terrário (aquário vazio, vidro ou garrafa PET);
·  Pedrinhas ou argila expandida;
·  Carvão ativado (utilizado para absorver componentes orgânicos, evita o mal cheiro, proliferação de fungos etc);
·  Solo para jardim (comprado) ou mistura de solos trazidos pelos alunos;
·  Mudas de plantas ou sementes;
Manutenção
O terrário se mantém sozinho. Semanalmente podemos abrir o terrário para colocar um pouco d´água (verifique se é realmente necessário, o mesmo deve estar úmido e não encharcado!), limpar o vidro e colocar mais plantas e animais. Se tiver água demais no terrário é necessário deixá-lo alguns dias aberto para que a água evapore. Se as plantas cresceram tomando todo o espaço, corte-as ou substitua-as. Folhas e bichinhos mortos podem ser deixados no terrário para ver como ocorre sua integração ao solo, mas podem causar uma proliferação exagerada de fungos. Se houver mais que um terrário, podemos deixar um deles com os restos de plantas e de animais e o outro, limpo.

Montando
Podemos mostrar um terrário já montado às crianças para ilustrar o objetivo a ser alcançado, mostrar fotos de outros tipos de terrários onde são encontrados terrários com plantas e animais.
A montagem do terrário faz parte da atividade proposta e deve ser realizada pelos alunos, sob orientação do professor. É interessante que a classe seja organizada em grupos, de modo a permitir que todos os alunos participem desta e das outras etapas da atividade.
O terrário poderá ser montado em um aquário com tampa ou outro recipiente como um vidro de conserva ou uma garrafa PET. Pode ser pequeno ou grande, de acordo com o material disponível.
A montagem do terrário começa pela limpeza do recipiente, que deve ser limpo e seco. No fundo do recipiente colocam-se as pedrinhas (ou argila expandida),formando uma camada para drenagem da água. Imediatamente acima, se possível, uma fina camada de carvão ativado é colocada para evitar o crescimento de fungos na água, o apodrecimento das raízes e a formação deg ases. Finalizando, coloca-se uma camada de terra, até completar cerca de 1/4da altura do vidro.
Preparado o "terreno" é hora de escolher as plantas adequadas para esta atividade. São mais indicadas as plantas que crescem pouco, como por exemplo: peperômia, musgos, pequenas samambaias, begônias e até mesmo pequenos antúrios. É importante lembrar que nessa escolha deve-se levar em conta o tamanho do recipiente utilizado.
Para melhor simular uma paisagem natural, podemos acrescentar ao terrário alguns elementos facilmente   encontrados, como galhos, pedras e folhas secas. Podemos também simular um lago, adicionando ao terrário um potinho com água. A presença de pequenos animais como tatuzinhos de jardim e caramujos, auxiliaria na introdução de outros assuntos como: locomoção, alimentação, reprodução, comportamento de animais da mesma espécie e de espécies diferentes, comportamento diante das características do ambiente, entre outros podem ser observados e comparados pelos alunos. Após colocar as plantas e os animais é necessário borrifar água com cuidado dentro do vidro e fechar o terrário com a tampa ou com um plástico preso com um elástico.
O terrário deve ficar num local iluminado, mas sem receber sol diretamente. O excesso de exposição à luz solar transforma-o numa estufa.

2 comentários:

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